Artigos

O segredo para cobrar certo

É preciso tirar o máximo de eficiência na relação preço x demanda Mesmo que uma organização comercial não tenha uma área de marketing ou que seus gestores não pratiquem as ferramentas mercadológicas, pelo menos uma das táticas é aplicada: a precificação, o clássico ‘P’ de preço dentro da matriz do composto de marketing dos 4Ps […]

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Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?

De nada adianta registrar dados sobre clientes se esses não forem utilizados para as estratégias do negócio Volta e meia ao fazermos compras passamos por uma situação interessante na hora de pagarmos. No geral, há sempre a solicitação do fornecimento de dados para cadastro. E não é para a liberação de crédito. É, como alguns […]

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Gestão em alta performance

Cuidado com práticas do tipo “comando-controle”. Há outra forma de gerenciar equipes e obter melhores resultados A competitividade, a necessidade por eficiência ou mesmo por mera sobrevivência têm aumentado a importância da boa gestão das equipes de trabalho. Não basta somente administrar com visão de mercado, é preciso estabelecer constantes diferenciações e vantagens competitivas como […]

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Dê atenção a quem não comprou

Descubra os motivos dos insucessos e faça sua lição de casa. Os erros podem estar antes das vendas Toda organização busca a geração de negócios. A questão é que negócios não são feitos só de vendas, e ofertas não se constroem somente com base em bons preços. Mas a situação, infelizmente comum, é que muitas […]

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Marketing na Ponta do Lápis

Faça as contas ao investir em marketing, decisões certas poderão trazer lucro e mercado. Decisões erradas, dinheiro jogado fora Em um artigo anterior “Ponto de Virada. Investir em marketing é exigência para crescer”, tratei da necessidade da aplicação correta, planejada e ponderada de ações de marketing e vendas. Argumentei que o domínio deste conhecimento pode […]

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Cuide bem do seu bom ex-chefe

Chefe pode ser temporário, mas ex-chefe é para sempre. Cuide bem dele, não há referência melhor para atestar sua qualidade profissional Entra emprego, sai emprego, costumamos adotar o mesmo comportamento com relação aos nossos ex-chefes: sumimos, desaparecemos, escafedemos. Durante um tempo ainda conseguimos manter contato, mas não por muito – normalmente os tratamos como página […]

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Rede de pessoas ou de coisas?

Muito cuidado ao aplicar as técnicas de networking. Mais importante que uma rede de contatos é uma rede de pessoas movida à base de empatia, reconhecimento e reputação. E não a base de interesses Networking é mais um neologismo do universo empresarial que vem se transformando em palavra comum no vocabulário de qualquer empresário. Mais […]

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A importância do pós-venda

Marketing não termina quando o cliente compra. Começa. Tudo deu certo. O plano estratégico apresentou um bom posicionamento, que orientou diversas decisões de investimento. O departamento de marketing soube definir bons conceitos, assim como boas ações de comunicação. A área Comercial fechou bons acordos com o mercado, que garantiu boa distribuição, exposição dos produtos e […]

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Seja bem-vindo!

“Irashaimasse” e volte sempre. Recordes de vendas se constroem com detalhes Você já deve ter reparado: normalmente quando entramos em qualquer estabelecimento comercial de origem japonesa – como um restaurante, loja ou mercearia – somos abordados por uma frase, acompanhada por um sorriso: “- Irashaimasse!”. Ou em português, “- Seja bem-vindo!”. É uma cordialidade, saudação […]

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Ser um investidor e só enxergar os riscos financeiros, pode ser um grande risco para os investimentos

O investidor precisa saber trabalhar com os riscos, sem ganância, sem buscar caminhos que lhe forneçam a “grande bolada”. Numa economia estável de regras claras, o investidor é muito mais um profissional do risco do que um “espertalhão” que procura “jogadas” O risco, analisado pelo enfoque da gestão financeira, é parte integrante de qualquer investimento […]

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