Permissão é a palavra-chave nas táticas de e-marketing O marketing direto praticado na Internet, via email, ainda é realizado de maneira errada e confusa por muitas empresas – algumas por má fé, outras por falta de orientação e bom senso. E como é simples, fácil e barato disparar uma campanha de e-mail marketing, é tentador abusar […]
Leia Mais!Relações corporativas acontecem entre pessoas Nos negócios entre empresas, B2B (business to business), todas ações de marketing buscam reforçar as relações e criar o senso de parceria, mas há um porém importante: o relacionamento não ocorre entre empresas, acontece entre as pessoas que trabalham nos dois lados. Essa é a principal diferença para as táticas […]
Leia Mais!É preciso gerenciar a informação e o relacionamento com os parceiros Muito tem se falado sobre marketing de relacionamento, ou seja, a aplicação de táticas de marketing para regularizar, promover e aproximar relações interessantes para o negócio. O universo B2B (business to business) tem nessa prática uma aliada e é dessa fonte que muitas […]
Leia Mais!Gerentes líderes fazem a diferença no varejo De nada adianta um ótimo plano estratégico, investimentos estruturais, ações de marketing e boas decisões de serviços se na “hora da verdade” não houver uma gerência líder e pessoas comprometidas no atendimento. É interessante, a cada dia a alta gestão está mais profissionalizada, as decisões são mais pensadas […]
Leia Mais!A difícil arte do continuar vendendo para o mesmo cliente Há uma diferença significativa entre a primeira venda e as vendas seguintes para um mesmo cliente: o peso do cumprimento das promessas. Quando vendemos para um novo cliente é comum que se promova todo um movimento de conquista e persuasão por meio de argumentações e […]
Leia Mais!O sucesso é conseqüência de uma causa em que se acredita Outro dia, pela enésima vez na minha vida, numa conversa com uma colega que não via há muito, tive que escutar a frase: ‘Marcelo, você teve sorte mesmo na vida, hein?’ Reagi de forma contida, apesar de discordar, calculei que não valia a pena […]
Leia Mais!Valorize clientes leais, eles estão na carteira, mas podem sumir Outro dia, ouvi o seguinte relato do ex-aluno Luís Henrique de Mendonça Paulo: ‘Entrei pela primeira vez numa loja de roupas no shopping e fiz a compra. No final, recebi um cartão de Cliente VIP (Very Important Person, ou, Pessoa Muito Importante, em português). Estranhei […]
Leia Mais!Organize seus profissionais para o cumprimento das funções básicas do departamento Já escrevi, em artigos anteriores, sobre a importância da prática da visão de marketing estratégico. Fiz uma crítica às companhias que mantém departamentos de marketing com funções apenas operacionais e recomendei a mudança desta postura, onde é preciso compreender a importância do marketing como propositor […]
Leia Mais!Descontos são bons para fechar a venda, mas têm seu preço É evidente que o desafio de qualquer organização comercial é buscar lucro. Porém, não é só o lucro que devemos buscar – temos que ser competitivos no mercado – afinal, de que adianta vender com lucro se a margem e as condições da venda […]
Leia Mais!O clima é reflexo das atitudes do gestor nas relações com os outros Há um ponto comum entre as várias definições de liderança: a de que o líder é um formador de times, ou seja, de pessoas e das boas relações entre elas. A questão é que, no ambiente corporativo, as relações não são causas, […]
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