Prof. Marcelo Miyashita
Especialistas
Visão de Marketing
Nós desenvolvemos, assimilamos e ensinamos técnicas, ferramentas e conteúdo para, junto com as empresas e seus profissionais, chegarmos a soluções mercadológicas. Conheça o prof. Marcelo Miyashita e nossa visão. Acesse mais informações nas abas abaixo.
Acreditamos que, como especialistas, nossa maior contribuição está no desenvolvimento profissional de nossos clientes. Para então apoiarmos, questionarmos e sugerirmos programas e projetos de marketing.
Nosso posicionamento é PRATICAMOS, APRENDEMOS E ENSINAMOS MARKETING.
Seguem abaixo nossos serviços, o que fazemos, e, em seguida, o que não fazemos.
Atuamos em duas frentes, somente. Prestamos serviços com objetivo de apoiar dirigentes e gestores no seu processo de planejamento e tomada de decisão no que diz respeito ao marketing. Para isso, fornecemos os serviços de:
E disseminamos o pensamento e prática de marketing por toda organização, apoiando profissionais dispostos a compreender o marketing e praticá-lo dentro de suas áreas. Com esse fim, ofertamos os seguintes serviços:
Nosso enfoque é o marketing, do ponto-de-vista tático. Não prestamos serviços fora desse “core business”. Não realizamos planejamento estratégico de empresas (somente o plano de marketing) e nem atuamos em outras áreas (financeira, contábil, recursos humanos, gestão de processos, qualidade etc).
Claro que projetos e programas de marketing demandam conhecimentos em diversas áreas do negócio, mas, quando trabalhamos nesses casos, ainda é respeitando nosso enfoque principal.
Somos especialistas em marketing e nossa maior competitividade advém desse posicionamento.
Não prestamos serviços tradicionais de consultoria, como serviços baseados em longos contratos com pagamentos de fee, e nem somos terceirizadores de serviços operacionais de marketing.
Não colocamos nossos consultores para realizar trabalhos operacionais da gestão de marketing, como funcionários terceirizados. Não competimos, nem substituímos analistas e gestores da empresa. Pelo contrário, apoiamos sua formação e desenvolvimento por meio dos nossos serviços.
Entendemos que ninguém melhor que os próprios funcionários da organização para propor, implementar e acompanhar projetos de marketing. Nesse sentido, nós oferecemos o conhecimento para apoiar o desenvolvimento intelectual de marketing.
Por todas essas razões, não somos especializados em mercados e segmentos específicos.
Nosso enfoque não está na prática operacional e conhecimento de um setor da economia. Nosso enfoque está no marketing e seus programas táticos.
Prof. Marcelo Miyashita
O prof. Marcelo Miyashita é CONSULTOR LÍDER da Miyashita Consulting. Empresa que empreendeu em 1998 e reúne diversos projetos de marketing implementados.
Em 2015 entrou para o HALL DA FAMA da Academia Brasileira de Marketing.
Em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, o prof. Marcelo Miyashita recebeu o título de Marketing Expert – concedido pelas principais organizações que promovem o marketing no país: Editora Referência (Jornal Prop&Mkt), MadiaMundoMarketing e FGV-EAESP.
Em 2006 recebeu o Prêmio Marketing Best pelo projeto desenvolvido para o cliente Check Express Group. Esse mesmo projeto recebeu o prêmio Top de Marketing 2007 da ADVB. E em 2007, outro projeto também ganhou o Marketing Best do ano.
É PROFESSOR de marketing em diversos programas de MBA, pós-graduação e cursos executivos. Leciona como professor convidado na FIA Fundação Instituto de Administração. Foi professor na FGV-EAESP GVpec, Madia Marketing School, na Faculdade Cásper Líbero, onde foiprofessor de carreira por 15 anos.
É PALESTRANTE nas áreas de marketing, serviços, relacionamento, atendimento, cliente, networking e vendas. O prof. Marcelo Miyashita é um dos principais palestrantes do Brasil no segmento de conteúdo técnico de marketing com participações em congressos, convenções e eventos corporativos e acadêmicos. Já palestrou na maioria dos estados do país. Como palestrante atua desde 2002 e suas palestras em eventos empresariais foram assistidos por mais de meio milhão de pessoas.
Foi COLUNISTA contratado da Volkswagen do Brasil entre 2013 e 2019 produzindo artigos de relacionamento e vendas para o portal Território de Vendas VW, que reúne todos os vendedores e gerentes de vendas de todas as concessionárias VW do país. Foi também colunista na revista científica INPN ImplantPerioNews, principal publicação no mercado odontológico. Seus textos e artigos são publicados em diversos sites, revistas, jornais e publicações dirigidas. Foi colunista nas revistas “Seu Sucesso” e “Gestão e Negócios”. Foi colaborador nos portais Administradores e Mundodomarketing. E foi colaborador na rádio BandNews FM em São Paulo, pelo programa Comercial & Cia, em que apresentava um boletim semanal sobre marketing. Como referência no assunto, é personagem e fonte em diversas matérias publicadas na imprensa.
É pós-graduado pela ESPM e publicitário pela Cásper Líbero. Foi mestrando em Administração pela PUC-SP, com pesquisa sobre Marketing de Relacionamento.
A consultoria atua desde 1998 prestando serviços de geração de conhecimento em marketing. Tem como consultor líder o prof. Marcelo Miyashita, responsável pela direção da consultoria.
A Miyashita Consulting atua no formato de consultores associados, como boa parte do mercado. Possui consultores especializados em cada área específica do marketing. E, constantemente, atualiza e capacita seu time.
Também mantemos um grupo de professores que colaboram na aplicação de cursos abertos e treinamentos. Aqui, tão importante quanto o conhecimento, é a capacidade didática e metodológica para transmitir o conteúdo técnico de forma assimilável e facilmente compreensível.
Essa é uma das principais competências do nosso consultor líder e, por isso, temos muito cuidado na orientação e treinamento dos nossos próprios professores.
As estratégias de marketing podem ser divididas em dois grandes grupos: as estratégias de marketing tradicional ou de conquista, na qual o uso tático da propaganda e promoção se sobressai para atingir clientes e prospects; e as estratégias de marketing de relacionamento compostas por táticas direcionadas e customizadas de comunicação e vendas para clientes específicos e stakeholders (influenciadores) importantes.
Entendemos que as abordagens massivas e generalizadas do marketing tradicional perdem força quando praticadas por muitos concorrentes em mercados saturados. Tanto o consumidor final quanto os parceiros de negócios – fornecedores e intermediários – tendem a valorizar contatos e relações mais pertinentes e relevantes, mais específicas e próximas.
Essa prática estratégia que enxerga clientes não como uma massa única, mas como pessoas advindas de grupos específicos e segmentados que podem receber ações táticas dirigidas chamamos de estratégia de marketing de relacionamento.
Esse pensamento provoca uma mudança na fórmula tradicional de marketing, baseada em contatos massivos para a média do público com abordagens comerciais explícitas e repetitivas que não focalizam as relações entre clientes, parceiros de negócios e stakeholders.
No marketing de relacionamento é importante conhecer os detalhes do negócio para compreender como os clientes podem ser segmentados e quais são as importâncias que outros públicos podem ter para o sucesso no mercado. Identificado cada público, são desenvolvidas ações táticas específicas que englobam comunicação, relacionamento e vendas.
O conjunto de ações táticas dirigidas é o que chamamos de marketing de relacionamento, que, quando planejadas de forma estruturada e organizada, para públicos definidos e com metas claras, são tituladas de “programa de marketing de relacionamento”.
Um programa é composto por um conjunto de ações táticas com benefícios, comunicações e atividades presenciais dirigidas para um segmento específico de cliente ou stakeholder. Portanto, cada cluster – como chamamos – recebe uma política de relacionamento conforme sua importância para a construção do valor agregado do negócio.
Claro que não basta somente ativar programas, é necessário planejar, controlar e direcionar uma política interna de qualidade nas pessoas da organização, principalmente para as pessoas da linha de frente, que representam o negócio e atendem cada cluster da organização.
Neste ponto, pode ser necessária uma revisão das políticas gerenciais e estratégicas da companhia, para que haja valorização da qualidade de produtos e prestação de serviços. No marketing tradicional, há muita importância nas promessas e na pressão, já no marketing de relacionamento, há uma preocupação natural com a entrega do que é prometido, pois a satisfação é condição única para a permissão de ações de marketing de relacionamento.
Com a adoção da estratégia de marketing de relacionamento, aumentam as funções e responsabilidades da área de marketing, que precisa passar por uma estruturação gerencial e operacional. Na visão tradicional, o departamento de marketing pratica primordialmente as funções de gestão da comunicação e poucas funções analíticas e geradoras de propostas.
No marketing de relacionamento, ocorre o inverso. Como a organização deixa de praticar uma única proposta de mercado para agir com várias abordagens diferentes, customizadas, é necessária uma área de marketing mais atuante, estrategicamente e operacionalmente, mais geradora de estudos, análises e propostas.
E ainda com a responsabilidade de integrar outras áreas, muitas vezes separadas do marketing, como atendimento ao cliente, tecnologia da informação, processos e operações, e, claro, vendas.
Para trabalhar nessa amplitude, o departamento de marketing precisa desenvolver, antes de tudo, novos processos de trabalho e organização, novas formas e práticas gerenciais, além de uma nova atitude dos gestores na formação e capacitação de sua equipe.
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