Miyashita Consulting


Prof. Marcelo Miyashita


Especialistas


Visão de Marketing


O negócio da Miyashita Consulting é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento.

Nós desenvolvemos, assimilamos e ensinamos técnicas, ferramentas e conteúdo para, junto com as empresas e seus profissionais, chegarmos a soluções mercadológicas. Conheça o prof. Marcelo Miyashita e nossa visão. Acesse mais informações nas abas abaixo.

Foco

Praticamos, aprendemos e ensinamos marketing.

Acreditamos que, como especialistas, nossa maior contribuição está no desenvolvimento profissional de nossos clientes. Para então apoiarmos, questionarmos e sugerirmos programas e projetos de marketing.

Nosso posicionamento é PRATICAMOS, APRENDEMOS E ENSINAMOS MARKETING.

Seguem abaixo nossos serviços, o que fazemos, e, em seguida, o que não fazemos.

O que fazemos

Atuamos em duas frentes, somente. Prestamos serviços com objetivo de apoiar dirigentes e gestores no seu processo de planejamento e tomada de decisão no que diz respeito ao marketing. Para isso, fornecemos os serviços de:

  • Consultoria para dirigentes e gestores
  • Projetos e programas táticos
  • Apresentações de planos e cases

E disseminamos o pensamento e prática de marketing por toda organização, apoiando profissionais dispostos a compreender o marketing e praticá-lo dentro de suas áreas. Com esse fim, ofertamos os seguintes serviços:


O que não fazemos

Nosso enfoque é o marketing, do ponto-de-vista tático. Não prestamos serviços fora desse “core business”. Não realizamos planejamento estratégico de empresas (somente o plano de marketing) e nem atuamos em outras áreas (financeira, contábil, recursos humanos, gestão de processos, qualidade etc).

Claro que projetos e programas de marketing demandam conhecimentos em diversas áreas do negócio, mas, quando trabalhamos nesses casos, ainda é respeitando nosso enfoque principal. 

Somos especialistas em marketing e nossa maior competitividade advém desse posicionamento.

Não prestamos serviços tradicionais de consultoria, como serviços baseados em longos contratos com pagamentos de fee, e nem somos terceirizadores de serviços operacionais de marketing.

Não colocamos nossos consultores para realizar trabalhos operacionais da gestão de marketing, como funcionários terceirizados. Não competimos, nem substituímos analistas e gestores da empresa. Pelo contrário, apoiamos sua formação e desenvolvimento por meio dos nossos serviços.

Entendemos que ninguém melhor que os próprios funcionários da organização para propor, implementar e acompanhar projetos de marketing. Nesse sentido, nós oferecemos o conhecimento para apoiar o desenvolvimento intelectual de marketing.

Por todas essas razões, não somos especializados em mercados e segmentos específicos.

Nosso enfoque não está na prática operacional e conhecimento de um setor da economia. Nosso enfoque está no marketing e seus programas táticos.

Prof. Marcelo Miyashita

Marcelo Miyashita

O prof. Marcelo Miyashita é CONSULTOR LÍDER da Miyashita Consulting. Empresa que empreendeu em 1998 e reúne diversos projetos de marketing implementados.

Em 2015 entrou para o HALL DA FAMA da Academia Brasileira de Marketing.

Em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, o prof. Marcelo Miyashita recebeu o título de Marketing Expert – concedido pelas principais organizações que promovem o marketing no país: Editora Referência (Jornal Prop&Mkt), MadiaMundoMarketing e FGV-EAESP.

Em 2006 recebeu o Prêmio Marketing Best pelo projeto desenvolvido para o cliente Check Express Group. Esse mesmo projeto recebeu o prêmio Top de Marketing 2007 da ADVB. E em 2007, outro projeto também ganhou o Marketing Best do ano.

É PROFESSOR de marketing em diversos programas de MBA, pós-graduação e cursos executivos. Leciona como professor convidado na  FIA Fundação Instituto de Administração. Foi professor na FGV-EAESP GVpec, Madia Marketing School, na Faculdade Cásper Líbero, onde foiprofessor de carreira por 15 anos.

Histórico acadêmico do prof. Marcelo Miyashita

Como professor, leciona há 29 anos e acumula mais de 19 mil ex-alunos (até 2024) na carreira – somando nossos ex-alunos de cursos e treinamentos empresariais, e ex-alunos em graduação, pós e MBA. Na parte acadêmica já lecionou e aplicou às seguintes disciplinas:

FIA-USP – Professor de “Marketing de Relacionamento: B2B e B2C”, “Marketing de Serviços” e “Casos de Marketing Estratégico” no MBA Gestão de Negócios; “Avaliando propostas de relacionamento” na Pós-Graduação em Controladoria de Marketing; “Administração de Serviços” na Pós-graduação em Engenharia de Marketing. Foi professor de “Pós-venda” no Curso de Educação Profissional da Diretoria de Vendas e Marketing da Volkswagen (curso incompany). A FIA Fundação Instituto de Administração é considerada a melhor escola de negócios do Brasil onde leciona desde 2010.

FGV-EAESP – Professor do módulo “Marketing de Relacionamento” no curso de Marketing de Serviços do GVpec em São Paulo onde lecionou de 2007 a 2017. Já lecionou no MBA incompany na Renner, em Porto Alegre/RS; e no MBA do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Microsoft, em São Paulo.

MADIA Marketing School – Professor do módulo “Post-Place” no curso MBA Marketing onde lecionou de 2008 a 2014. Considerado um dos melhores MBAs de Marketing do mercado. Foi professor também no curso Marketing Pleno de 2006 a 2007.

DAMÁSIO – Professor no módulo de Marketing do MBA Internacional em Gestão Executiva da Faculdade Damásio, no ano de 2016, responsável pelo tema “Gestão de Relacionamento com Clientes – CRM”.

CÁSPER LÍBERO – Professor da disciplina “Marketing de Serviços, Empreendedorismo e Inovação” e da disciplina “Marketing e Comunicação Persuasiva” no curso de pós-graduação lato sensu entre 2005 a 2016. Foi professor também na disciplina “Gestão de Negócios e Empreendedorismo” no curso de graduação em Publicidade e Propaganda de 2013 a 2015. Neste mesmo curso foi professor das disciplinas “Mercadologia II” e “Planejamento e Atendimento” de 2002 e 2006.

PUC-SP Cogeae – Professor das disciplinas no MBA Executivo – Gestão de Negócios em Vendas: “Gestão de Relacionamento e Pós-Venda”; e “Gestão de Negócios de Serviços” de 2008 e 2009.

IBModa – Professor da disciplina “Criatividade e Inovação” no curso MBA em Negócios da Moda na unidade em Blumenau/SC de 2006 a 2009.

Trevisan – Professor da disciplina “Inovação e Criatividade” no MBA Executivo Trevisan; “Plano de Marketing” e “Gestão de Produtos” no curso de graduação em Marketing; “Gestão Empresarial I” no curso de graduação em Relações Internacionais onde lecionou de 2005 a 2007.

USCS (IMES) – Professor das disciplinas: “Gestão de Marketing” no curso de MBA Empresarial; e “Empreendedorismo e Estruturação de Negócios” no curso de MBA Pleno em 2007.

Unip – Professor das disciplinas “Marketing de Serviços”, “Comunicação de Marketing” e “Sistemas de Informação de Marketing” no curso de pós-graduação em Administração Avançada de Marketing, no campus Vergueiro em São Paulo de 2004 a 2007.

O prof. Marcelo Miyashita lecionou também nas escolas: Unisa Business School, Fitness Management School, Uniban e Cesur/MT. E palestrou em outras instituições de ensino como USP, Mackenzie, Metodista, São Camilo, PUC-GO e UNIT/SE.

É PALESTRANTE nas áreas de marketing, serviços, relacionamento, atendimento, cliente, networking e vendas. O prof. Marcelo Miyashita é um dos principais palestrantes do Brasil no segmento de conteúdo técnico de marketing com participações em congressos, convenções e eventos corporativos e acadêmicos. Já palestrou na maioria dos estados do país. Como palestrante atua desde 2002 e suas palestras em eventos empresariais foram assistidos por mais de meio milhão de pessoas.

Foi COLUNISTA contratado da Volkswagen do Brasil entre 2013 e 2019 produzindo artigos de relacionamento e vendas para o portal Território de Vendas VW, que reúne todos os vendedores e gerentes de vendas de todas as concessionárias VW do país. Foi também colunista na revista científica INPN ImplantPerioNews, principal publicação no mercado odontológico. Seus textos e artigos são publicados em diversos sites, revistas, jornais e publicações dirigidas. Foi colunista nas revistas “Seu Sucesso” e “Gestão e Negócios”. Foi colaborador nos portais Administradores e Mundodomarketing. E foi colaborador na rádio BandNews FM em São Paulo, pelo programa Comercial & Cia, em que apresentava um boletim semanal sobre marketing. Como referência no assunto, é personagem e fonte em diversas matérias publicadas na imprensa.

É pós-graduado pela ESPM e publicitário pela Cásper Líbero. Foi mestrando em Administração pela PUC-SP, com pesquisa sobre Marketing de Relacionamento.

Especialistas

A consultoria atua desde 1998 prestando serviços de geração de conhecimento em marketing. Tem como consultor líder o prof. Marcelo Miyashita, responsável pela direção da consultoria.

A Miyashita Consulting atua no formato de consultores associados, como boa parte do mercado. Possui consultores especializados em cada área específica do marketing. E, constantemente, atualiza e capacita seu time.

Também mantemos um grupo de professores que colaboram na aplicação de cursos abertos e treinamentos. Aqui, tão importante quanto o conhecimento, é a capacidade didática e metodológica para transmitir o conteúdo técnico de forma assimilável e facilmente compreensível.

Essa é uma das principais competências do nosso consultor líder e, por isso, temos muito cuidado na orientação e treinamento dos nossos próprios professores.

Visão de Marketing

As estratégias de marketing podem ser divididas em dois grandes grupos: as estratégias de marketing tradicional ou de conquista, na qual o uso tático da propaganda e promoção se sobressai para atingir clientes e prospects; e as estratégias de marketing de relacionamento compostas por táticas direcionadas e customizadas de comunicação e vendas para clientes específicos e stakeholders (influenciadores) importantes.

Marketing de Relacionamento

Entendemos que as abordagens massivas e generalizadas do marketing tradicional perdem força quando praticadas por muitos concorrentes em mercados saturados. Tanto o consumidor final quanto os parceiros de negócios – fornecedores e intermediários – tendem a valorizar contatos e relações mais pertinentes e relevantes, mais específicas e próximas.

Essa prática estratégia que enxerga clientes não como uma massa única, mas como pessoas advindas de grupos específicos e segmentados que podem receber ações táticas dirigidas chamamos de estratégia de marketing de relacionamento.

Esse pensamento provoca uma mudança na fórmula tradicional de marketing, baseada em contatos massivos para a média do público com abordagens comerciais explícitas e repetitivas que não focalizam as relações entre clientes, parceiros de negócios e stakeholders.

No marketing de relacionamento é importante conhecer os detalhes do negócio para compreender como os clientes podem ser segmentados e quais são as importâncias que outros públicos podem ter para o sucesso no mercado. Identificado cada público, são desenvolvidas ações táticas específicas que englobam comunicação, relacionamento e vendas.

Programa de Marketing de Relacionamento

O conjunto de ações táticas dirigidas é o que chamamos de marketing de relacionamento, que, quando planejadas de forma estruturada e organizada, para públicos definidos e com metas claras, são tituladas de “programa de marketing de relacionamento”.

Um programa é composto por um conjunto de ações táticas com benefícios, comunicações e atividades presenciais dirigidas para um segmento específico de cliente ou stakeholder. Portanto, cada cluster – como chamamos – recebe uma política de relacionamento conforme sua importância para a construção do valor agregado do negócio.

Perfil, Processos, Procedimentos e Pessoas

Claro que não basta somente ativar programas, é necessário planejar, controlar e direcionar uma política interna de qualidade nas pessoas da organização, principalmente para as pessoas da linha de frente, que representam o negócio e atendem cada cluster da organização.

Neste ponto, pode ser necessária uma revisão das políticas gerenciais e estratégicas da companhia, para que haja valorização da qualidade de produtos e prestação de serviços. No marketing tradicional, há muita importância nas promessas e na pressão, já no marketing de relacionamento, há uma preocupação natural com a entrega do que é prometido, pois a satisfação é condição única para a permissão de ações de marketing de relacionamento.

Gestão estrutural da área de marketing

Com a adoção da estratégia de marketing de relacionamento, aumentam as funções e responsabilidades da área de marketing, que precisa passar por uma estruturação gerencial e operacional. Na visão tradicional, o departamento de marketing pratica primordialmente as funções de gestão da comunicação e poucas funções analíticas e geradoras de propostas.

No marketing de relacionamento, ocorre o inverso. Como a organização deixa de praticar uma única proposta de mercado para agir com várias abordagens diferentes, customizadas, é necessária uma área de marketing mais atuante, estrategicamente e operacionalmente, mais geradora de estudos, análises e propostas.

E ainda com a responsabilidade de integrar outras áreas, muitas vezes separadas do marketing, como atendimento ao cliente, tecnologia da informação, processos e operações, e, claro, vendas.

Para trabalhar nessa amplitude, o departamento de marketing precisa desenvolver, antes de tudo, novos processos de trabalho e organização, novas formas e práticas gerenciais, além de uma nova atitude dos gestores na formação e capacitação de sua equipe.