Artigos

Aprenda com seus clientes.

Uma organização para se tornar competitiva e inovadora precisa aprender com seus erros e acertos. Aperfeiçoando e aprimorando. Aprenda com seus clientes. Como consultor de marketing e palestrante, viajo muito a trabalho pelo país. Hospedo-me em diversos hotéis, dos mais econômicos aos mais sofisticados, recebendo, no geral, um bom atendimento por onde passo. Claro, adequado […]

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4 passos para a manutenção da carteira de clientes.

Mantenha contato com a sua base de clientes atendidos e saiba construir relacionamento de longo prazo. Este artigo está no contexto do relacionamento entre profissionais da odontologia e seus clientes. Apesar do texto a seguir tratar dessa realidade, essa abordagem pode ser aplicada em muitas situações similares – em que o empreendedor precisa trabalhar melhor […]

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Como medir a qualidade dos serviços.

Como ocorre em produtos, é necessário também criar um bom programa de qualidade em prestação de serviços, que meça a sua eficiência operacional e a satisfação do cliente. Para isso, é preciso compreender as diferenças entre produtos e serviços. Produtos são físicos, tangíveis e produzidos, portanto, sua medição de qualidade pode ser realizada por meio […]

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Como praticar o networking no dia-a-dia

Networking não é um acontecimento, é um processo. Muita gente só pensa na sua rede de contatos quando precisa desesperadamente: uma meta de vendas para cumprir ou a necessidade de um novo emprego. Infelizmente, ocorre na maioria dos casos. A pessoa torna-se impertinente, irrelevante e, ainda por cima, pedinte. O verdadeiro networking ocorre justamente pela […]

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A 3ª geração do Marketing de Relacionamento.

A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais. Marketing de relacionamento não é um assunto novo. Desde o fim da década de 1980 quando surgiu, ganhou relevância e sua primeira notoriedade, o tema vem sendo aplicado por empresas e seus profissionais de marketing na suas decisões de negócios e, por […]

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Pós-venda: a hora de retomar o contato com o cliente.

Aproveite cada visita do seu cliente para marcar presença, se manter lembrado e preparar a próxima venda. Serviços de pós-venda deixaram há muito tempo de serem, simplesmente, uma atividade secundária, obrigatória e administrativa. Também deixaram de ser apenas uma fonte de receita complementar para os negócios. Este artigo trata da importância do pós-venda para as […]

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Fidelização do cliente ao ponto.

Vender traz a oportunidade de servir. E garantir-se lembrado para que, assim, se mantenha no raio de preferência do cliente na próxima compra. As ações promocionais de marketing, que buscam trazer clientes potenciais para o ponto de venda, auxiliam e apoiam muito o trabalho da área de vendas no seu dia a dia. Claro, vendedores […]

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Consiga mais clientes por indicações. Networking é preciso.

Indicações têm muita força nos negócios e não podem ser tratadas só como algo consequente, como um bônus por bons serviços prestados. É preciso trabalhar também para a geração de indicações. Com o mesmo afinco que se trabalha para gerar vendas por prospecção. Há dois caminhos para conseguir mais clientes: o da prospecção e o […]

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Ponto de Virada. Investir em marketing é exigência para crescer.

O sucesso do seu negócio depende de estratégias e decisões táticas de marketing e vendas Um dia você resolveu abrir um negócio, viu que era o momento e que estava na hora de empreender algo seu, que representasse suas ideias e que fosse o fruto e reflexo do seu talento, conhecimento e habilidade. Olhou para […]

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Falta marketing no Dia do Profissional de Marketing.

Todo dia 8 de Maio é assim. É o Dia do Profissional de Marketing, porém, sempre acontece sem muito alarde ou comemorações. Essa passagem, tão desapercebida entre os próprios profissionais, reflete a preocupante falta de identidade que existe a respeito dessa profissão que vem crescendo junto com a maior preocupação das empresas e organizações quanto a sua […]

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