Consiga mais clientes por indicações. Networking é preciso.

Indicações têm muita força nos negócios e não podem ser tratadas só como algo consequente, como um bônus por bons serviços prestados. É preciso trabalhar também para a geração de indicações. Com o mesmo afinco que se trabalha para gerar vendas por prospecção.

Há dois caminhos para conseguir mais clientes: o da prospecção e o da indicação.

O caminho da PROSPECÇÃO é árduo. É o caminho da venda quando nem sempre o cliente pretende comprar, mesmo quando tem o perfil para comprar. É o caminho da pressão e da estatística. É necessário abordar muitas pessoas para se obter um volume de leads mínimo que garanta uma quantidade de fechamentos em linha com as metas de vendas.

O caminho da INDICAÇÃO é natural. É o caminho da venda pela reputação, pela indicação de pessoas que conhecem para pessoas em momento de interesse de compra. É o caminho da venda pelo atendimento. Indicações geram leads qualificados, que chegam querendo saber mais para comprovar as recomendações que receberam. A taxa de conversão em vendas é muito maior. Esse movimento sempre acontece naturalmente, e é conseqüência de práticas responsáveis e do cumprimento de promessas feitas.

O PROBLEMA das vendas advindas por indicações é que clientes indicados aparecem conforme suas conveniências. E nem sempre a quantidade desses leads e a época que entram em contato casam com as metas de volume e prazos de vendas de quem precisa vender. Esse é o gap do boca a boca.

Para resolver isso é preciso investir em NETWORKING. Para potenciar a reputação e o reconhecimento já existente junto aos clientes ativos, ex-clientes, colegas e parceiros de negócios. Para assim extrair todo o potencial indicador que há em cada pessoa satisfeita e pronta para reputar e fazer recomendações.

Indicações tem muita FORÇA nos negócios e não podem ser tratadas só como algo conseqüente, como um bônus por bons serviços prestados. É preciso trabalhar também para a geração de indicações. Com o mesmo afinco que se trabalha para gerar vendas por prospecção.

Assim pode-se conseguir o que falta nas vendas por indicações: VOLUME, quantidade e escala. Eliminando o gap do boca a boca e obtendo constantes indicações para suas vendas.

INVESTIR em relacionamento e networking não é gasto de tempo e muito menos um custo a fundo perdido. É um processo de plantio para fornecer colheitas mais significativas e ordenadas. Com extração dos frutos – os leads – acontecendo de modo constante e alinhado com as metas de vendas.

O campo – o mercado – sempre dará frutos aos negócios com reputação. Com NETWORKING consegue-se fazer o campo produzir mais: em quantidade, qualidade e diversidade de indicações.

Escrito por : Marcelo Miyashita

Apaixonado por praticar, aprender e ensinar marketing desde 1995.

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