“Procuram-se novos clientes”, matéria da Revista Ticket e Negócios

  • janeiro 20, 2012
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A Revista Ticket e Negócios é uma publicação da Ticketno Brasil dirigida aos estabelecimentos credenciados ao Ticket Restaurante e Ticket Alimentação. Na edição 14 a revista trouxe, na seção Consultoria, opiniões do prof. Marcelo Miyashita para melhorar o trabalho empreendedor de um restaurante no centro de São Paulo.

Veja abaixo a matéria no íntegra. A Revista Ticket e Negócio n. 14 também está disponível para download.


Procuram-se novos clientes

Restaurante em São Paulo busca ideias para aumentar o movimento na hora do almoço
Por Renata Cavalcante
Fotos Marinheiro Manso

O Terraço Nobre é um espaço que merece destaque em sua região. Há 16 anos, Sidney Grigio abriu o restaurante no primeiro andar do emblemático edifício Eiffel, na praça da República, região central de São Paulo. Com 240 lugares distribuídos em 980 m2, o terraço conta com uma charmosa área externa, com mesas entre pequenas árvores e pés de temperos. Diariamente, o estabelecimento oferece 30 opções de pratos no buffet por quilo e atende mais de 400 clientes. No entanto, o sócio-proprietário pretende aumentar o movimento durante o almoço em 30%. “Nós oferecemos convênios às empresas da região, e é daí que vem a maior parte da clientela. Mas gostaríamos de ir além e crescer ainda mais.”

Terraço Nobre Como atrair mais olhares

Desde o último mês de abril, o Terraço Nobre conta com uma profissional encarregada de visitar mais empresas no bairro e conquistar novos conveniados. “Este trabalho resultou em um crescimento de 2% ao mês, mas ainda não é o que eu espero atingir”, conta Grigio. Fazer-se notar pelo público na região não é uma tarefa fácil, já que a panfletagem é proibida no centro e, como o Terraço Nobre fica no primeiro andar de uma galeria, não é visto por quem passa na rua.
Terraço Nobre Uma opção para ser mais notado é aparecer nos jornais, revistas e internet. O restaurante já ganhou prêmios e obteve boas críticas na mídia, mas Grigio conta que não possui assessoria de imprensa: “acho que é um investimento muito alto para pouco retorno”. Marcelo Miyashita, consultor de marketing e professor da Faculdade Cásper Líbero, discorda. Para ele, ter um bom relacionamento com a imprensa é necessário para quem deseja ser lembrado. “Isso acontece quando o restaurante tem predicados diferenciadores, e nesses casos, um assessor com material relevante em mãos faz bem essa ponte.”
O Terraço Nobre possui como diferencial um rigoroso controle de qualidade. Todos os alimentados servidos, armazenados e manipulados são constantemente analisados, e os laudos que atestam a excelência de qualidade ficam expostos nas paredes do restaurante. Para Miyashita, isso é fundamental: “não basta ser, é preciso demonstrar. A cozinha e os funcionários devem ser impecáveis, para que a qualidade seja visível”.

Terraço Nobre Sucesso no boca a boca

A comunicação e o ponto de venda são dois vetores de prospecção de novos clientes. Portanto, como o Terraço Nobre fica “escondido”, o caminho é focar em outras frentes, como ações promocionais para fidelizar os frequentadores assíduos e fazer com que eles passem essa informação adiante. “Para isso, o primeiro passo é identificar o tíquete e a frequência média dos clientes, e com base nes- tes indicadores criar promoções, ações de relacionamento e marketing direto”, explica Miyashita.
Mais uma oportunidade de crescimento
Além do serviço de restaurante por quilo, o Terraço Nobre possui um auditório para eventos, que recebe turmas de empresas e fornece o serviço de buffet do evento. Miyashita acha a ideia interessante, e afirma que quem oferece um portfólio de serviços ampliado abre mais sua perspectiva de negócios. “É preciso ter em mente que cliente não compra empresa, e sim o que a empresa fornece a ele.” O custo fixo de um ponto de venda é alto. Por isso é importante otimizar o espaço – ainda mais em um estabelecimento do tamanho do Terraço Nobre. “Quanto mais o empreendedor souber ativar serviços complementares, mais oportunidades de consumo será capaz de disponibilizar.”

Para se aproximar do cliente desta forma, é necessário cadastrar uma base de dados, com contatos pessoais, como e-mail. Miyashita sugere: “crie uma promoção e ofereça algo em troca pelo cadastro – uma sobremesa, por exemplo”. Com base nestes dados, é possível ainda monitorar o consumo. O especialista recomenda a criação de ferramentas como um cartão de fidelidade, que ofereça vantagens aos usuários. “Isso ajuda os clientes a se lembrarem do restaurante”, completa.

Embora ressalte a importância de prospectar novos clientes, o consultor acredita que, assim como os convênios empresariais comuns no Terraço Nobre, a prospecção é apenas uma fatia do bolo. “A base de um negócio não deve estar em uma coisa só, e sim em um conjunto de decisões e ações que envolvem todas as áreas do negócio: de compras até vendas, de pessoas a serviços.” Para completar, Miyashita lembra que é preciso analisar quaisquer perspectivas com realismo. “Com ações táticas, é possível garantir o crescimento orgânico do negócio. Porém, crescimento exponencial é algo que só se atinge com revisões no plano de negócios.”

 

Revista Ticket e Negócios, ed. 14, p. 30 e 31

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.