80% das suas vendas vêm de 20% dos seus clientes. Isso é bom ou ruim?

  • outubro 11, 2021
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Regra 80/20. Isso é bom ou é ruim? Cuidado com a armadilha de só trabalhar aqueles clientes que já estão voando.
Se não souber decolar os clientes de baixa performance uma hora você poderá ficar totalmente dependente.

Veja essa galeria da série #umaaulaemumpost no Instagram do prof. Marcelo Miyashita. Uma série de conceitos, princípios e técnicas de marketing: https://www.instagram.com/p/CUbFAhgMQ4n/

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que no começo do século passado desenvolveu a regra 80/20. Listando diversas situações onde 80% dos efeitos advêm de 20% das causas. A regra 80/20 apresenta a desproporção entre causa e efeito. A importância de poucos em relação a muitos.

No marketing a regra 80/20 gerou uma afirmativa que se tornou popular: “80% das suas vendas vêm de 20% dos seus clientes”.

Sob ponto de vista da gestão comercial realmente é bem mais prático, eficaz e descomplicado gerenciar só os poucos e os bons. Porém, será que é saudável, seguro e sustentável para um negócio ter 80% das vendas nas mãos de 20% dos clientes?

Por isso, pensando na estratégia e na perenidade do negócio é um erro buscar os 80/20. E só trabalhar os poucos e bons. Para fugir dessa armadilha o caminho não é só trabalhar os 20. É também trabalhar os 80. Cuidar dos muitos clientes que geram pouco.

A gestão de clientes tem que ser a prática da gestão de todos os clientes. Cada um de um jeito. Simples assim.


Saiba mais sobre esse assunto no Curso de Gestão e Marketing de Relacionamento.

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.

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