O Sescon Campinas é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas. E mantém uma publicação voltada aos seus associados. Na edição de Agosto 2010, o jornal Sescon Campinas traz entrevista com o prof. Marcelo Miyashita sobre networking. Leia abaixo.
Carlos Eduardo Moura – Happy Hour Comunicação
No processo de construção de relacionamento e networking, não existe fórmula mágica para se desenvolver socialmente, mas sim uma mistura de atributos comportamentais e conhecimento adquirido. Além disso, deve-se, em um relacionamento, entregar mais do que receber. É o que afirma Marcelo Miyashita, professor e especialista em marketing de relacionamento, que falou com exclusividade ao Boletim Sescon Campinas.
Como desenvolver os atributos necessários para bons relacionamentos sociais e profissionais?
Um dos atributos é a questão comportamental. São as atitudes das pessoas frente ao seu dia a dia e seu comportamento no convívio social. Neste aspecto, o desenvolvimento é longo e, inclusive, faz parte da nossa missão como seres humanos: sermos seres sociais, capazes de conviver em grupo e em sociedade. A questão social é bem mais preocupante do que a questão do networking e das relações profissionais e pode ser desenvolvida tornando-se uma vantagem em qualquer tipo de relação, inclusive nas relações profissionais.
Como as pessoas podem criar e gerenciar uma rede de contatos de maneira assertiva, sem parecer chato ou interesseiro?
O primeiro passo é ter consciência do seu patrimônio social. Ou seja, quem nós conhecemos, mantemos contato e temos relações profissionais. Por incrível que pareça, conhecemos muitas pessoas; porém, não lembramos da maioria, só dos mais próximos, mais relevantes e recentes. É preciso um trabalho espartano de registrar seus dados e organizar na agenda e nos cartões de visita que recebemos. O segundo passo é enxergar como podemos agrupar nossos contatos por semelhança e entender como podemos ajudar algumas pessoas individualmente, quando possível, e como podemos ajudar cada grupo. O caminho da manutenção das relações profissionais parte de uma postura voltada para a ajuda. É o que se chama de parceria, é muito mais fácil fechar um bom acordo quando você busca entregar mais do que receber. Em termos de negócios, pode não ser um bom equilíbrio, mas em termos de
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reconhecimento, envolvimento, comprometimento e reputação junto ao parceiro certamente você se mostrará mais importante e relevante.
As redes sociais são boas ferramentas para o desenvolvimento do networking ou o contato pessoal é mais eficaz?
São ferramentas, ajudam no trabalho de gestão de dados de contatos e sua atualização. Ajuda também na coleta de mais informações sobre cada contato. Porém, a eficácia está na pessoa acima do teclado. Um ponto que tem que ficar claro: networking não vem antes de competência profissional. Primeiro é preciso ser competente na profissão e suas tarefas, isso dará credibilidade e oportunidades para relações profissionais. E é aí que entra o networking, quando o profissional sabe aproveitar as oportunidades que sua competência profissional gera. E nem sempre uma eficiência está ligada a outra. Conheço ótimos profissionais nas suas funções, que têm muitas oportunidades, mas não aproveitam por enxergarem o networking como conseqüência natural.
Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.