Como fazer o caro parecer barato?

  • fevereiro 01, 2022
  • Comentários desativados em Como fazer o caro parecer barato?
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço
Ancoragem de Preço

Conceito de Ancoragem de Preço.

Como fazer o caro parecer barato? O ser humano é racional. Mas, nem tanto. A dúvida de uma decisão de compra o impulsiona a buscar referências para se sentir mais seguro e confortável. Os psicólogos israelenses Daniel Kahneman e Amos Tversky em 1974 realizaram estudos e identificaram o conceito de ancoragem.

Essa busca faz com que ele, como comprador, dê importância a contextos lógicos que apoiem uma escolha. É aí que surgiu o conceito de ancoragem de preço. Caro ou barato depende da base de comparação. Sabendo disso o marketing trabalha a ancoragem de várias formas.

Veja essa galeria da série #umaaulaemumpost no Instagram do prof. Marcelo Miyashita. Uma série de conceitos, princípios e técnicas de marketing: https://www.instagram.com/p/CVOZvKkFPxQ/

Ancoragem de oferta é quando, propositalmente, se apresenta um produto-preço do lado de outro produto semelhante, mas com preço muito maior. O produto de 30 não está aqui para vender. Está só para ancorar o que realmente se quer vender (o de 20).

Ancoragem na etiqueta de preço é o popular “de por”. Funciona, mas não tanto quanto a de oferta. Pois aqui a comparação é só de uma variável, o próprio preço. Menos variáveis, menos base de comparação para o comprador ponderar custo-benefício. Por isso o que funciona são ancoragens de mais variáveis.

Ancoragem de preço não linear funciona muito. É quando se apresenta 3 opções de produto-preço onde o preço não varia proporcionalmente. Seria linear se o do meio fosse 15. Com a não linearidade, o de 20 parece a melhor escolha.

Ancoragem por volume também trabalha a não linearidade. Mas, usando o clássico “leve 3, pague 2”. E ainda dá um ar promocional e de oportunidade de compra. Esse tipo de ancoragem é possível quando há margem que justifique o ganho menor. Ou numa situação em que o custo não sobe proporcionalmente com o volume.

Ancoragem de portfólio é o que funciona mais. É quando se tem uma linha de produtos similares com o mesmo padrão de preços e apresentados visualmente juntos. Sabendo como funciona a ancoragem podemos usá-la em várias situações. Ou, como compradores, ficarmos ligados. Simples assim.


Saiba mais sobre esse assunto no Curso de Marketing de Preço e Táticas de Precificação.

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.