O que é precificação? Por que é comum o varejo trabalhar apresentação de preços assim? Porque funciona. Qualquer teste A/B vai provar que 6,99 vende mais que 7,00. E por quê funciona?
Aí há diversos argumentos e estudos que tentam explicar esse resultado empírico. São raciocínios que abordam o comportamento do consumidor no PDV, a forma como o cérebro simplifica a carga de informações e a tomada de decisão, a orientação de leitura que guarda o que vem antes da vírgula, etc e blá-blá-blá.
Independentemente do argumento que acreditar, e sempre tem alguma nova abordagem para explicar, acredite naquele que é real. A boca do caixa.
O melhor caminho ainda é testar, testar e testar. Para assim resultar, resultar e resultar. Guie-se por essa busca empírica. E não pelas regras e suas suposições.
Claro, regras servem como ponto de partida. Mas, não eliminam a necessidade de testar variações e ajustes. 6,99 vende mais que 7,00. Mas, será que 6,76 vende mais que 7,00? Inclusive a ponto do volume adicional de vendas superar a redução dos centavos?
Olha que eu acho que vende mais. Mas, só mesmo um teste A/B para realmente comprovar.
Em Marketing de Preço há diversas áreas de trabalho e uma delas é a “Apresentação de Preço”. E essa desse post é só uma das 12 variáveis que existem dentro dessa mesma área.
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PS: juro que a motivação de escrever esse texto rápido foi para transmitir um pouco de conhecimento sobre táticas de precificação. E não tratar de um outro assunto também existente nesse cartaz, que eu quase não tinha percebido: o poder da mensagem subliminar.
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Apaixonado por praticar, aprender e ensinar marketing desde 1995.