Precificação é preço em ação. E para isso faça muito teste A/B

  • agosto 28, 2019
  • Comentários desativados em Precificação é preço em ação. E para isso faça muito teste A/B
O que é precificação?

O que é precificação? Por que é comum o varejo trabalhar apresentação de preços assim? Porque funciona. Qualquer teste A/B vai provar que 6,99 vende mais que 7,00. E por quê funciona?

Aí há diversos argumentos e estudos que tentam explicar esse resultado empírico. São raciocínios que abordam o comportamento do consumidor no PDV, a forma como o cérebro simplifica a carga de informações e a tomada de decisão, a orientação de leitura que guarda o que vem antes da vírgula, etc e blá-blá-blá.

Independentemente do argumento que acreditar, e sempre tem alguma nova abordagem para explicar, acredite naquele que é real. A boca do caixa.

O melhor caminho ainda é testar, testar e testar. Para assim resultar, resultar e resultar. Guie-se por essa busca empírica. E não pelas regras e suas suposições.

Claro, regras servem como ponto de partida. Mas, não eliminam a necessidade de testar variações e ajustes. 6,99 vende mais que 7,00. Mas, será que 6,76 vende mais que 7,00? Inclusive a ponto do volume adicional de vendas superar a redução dos centavos?

Olha que eu acho que vende mais. Mas, só mesmo um teste A/B para realmente comprovar.

Em Marketing de Preço há diversas áreas de trabalho e uma delas é a “Apresentação de Preço”. E essa desse post é só uma das 12 variáveis que existem dentro dessa mesma área.

______________________________

PS: juro que a motivação de escrever esse texto rápido foi para transmitir um pouco de conhecimento sobre táticas de precificação. E não tratar de um outro assunto também existente nesse cartaz, que eu quase não tinha percebido: o poder da mensagem subliminar.


Conheça o Curso de Marketing de Preço e Táticas de Precificação.

Escrito por : Marcelo Miyashita

Apaixonado por praticar, aprender e ensinar marketing desde 1995.