PEGN publica 10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail

  • janeiro 06, 2010
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A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publica na edição de Janeiro 2010 matéria sobre 10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail. Na matéria, a publicação da Editora Globo destaca a Rede do Bem – a rede colaborativa composta somente por alunos do prof. Marcelo Miyashita.

Leia a matéria na íntegra.


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10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail

Marina Vidigal

Com uma comunicação dirigida e total possibilidade de personalização, um e-mail marketing bem-feito oferece alta taxa de retorno e ágeis mecanismos para mensurar as investidas. “A ferramenta é valio­sa para empreendedores, uma vez que os colo­ca em pé de igualdade com as grandes empre­sas”, diz Rodrigo Almeida, sócio da empresa especializada em comunicação digital Dina­mize. Mas é preciso atentar para a qualidade das ações. Listamos a seguir dez dicas, incluin­do, por exemplo, a relevância das mensagens. Marcelo Miyashita, consultor e professor de marketing, tem experiência em e-mail marke­ting. Ele montou a Rede do Bem, uma comuni­dade cooperativa para indicação de vagas de empregos, usada também para a divulgação de seus cursos e de ações sociais. Quinzenalmen­te ele dispara e-mails para 4.300 alunos. “Co­mo divulgo vagas de emprego, a rede é relevan­te para os cadastrados, que fazem questão de manter seus e-mails atualizados.”

10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail, e-mail marketing1. INVISTA EM SUA BASE DE E-MAILS
De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. “Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabía­mos nem o nome das pessoas”, diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. “Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consis­tente de 8.700 assinantes.”

2. ABRA UM CANAL PARA OPT-OUT
Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento – caso contrário, a sua empresa corre o risco de fi­car associada ao desrespeito e à prática de spam.

3. ACERTE NA FREQUÊNCIA
A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo sema­nais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.

4. SEJA RELEVANTE
Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente rele­vantes para quem recebe.

5. POSSIBILITE A TROCA
Não se restrinja a enviar men­sagens. Apresente para o des­tinatário um canal de aprofun­damento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em si­tes e blogs, disponibilize formu­lários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

6. DOSE O TAMANHO DOS ARQUIVOS
Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Ca­so queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.

7. SEJA OBJETIVO
Tenha títulos e mensagens ob­jetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens – você tem poucos segundos para atrair quem lê.

8. DRIBLE O ANTI-SPAM
Antes de liberadas pelos prove­dores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem pala­vras ranqueadas em mecanismos específicos – se uma delas atin­ge certa pontuação, é interpreta­da como lixo. “Sexo”, “Viagra” e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em pe­ríodos de programa Big Brother Brasil, “BBB” é um termo que também assusta. Antes de dispa­rar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para en­dereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.

9. INVISTA NO ENVIO
Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico” costuma ser barrado pelos provedores.

10. MENSURE OS RETORNOS
O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.

Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ISSN 0104-2297, n. 252, Janeiro 2010, p. 96 e 97

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.