O Jornal da Manhã, fundado em 1954, é o mais antigo jornal em circulação ininterrupta em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, no Centro-Sul do Paraná. Com circulação diária em 22 municípios, o JM na cobertura do ADM 2009 Congresso Internacional de Administração entrevista o prof. Marcelo Miyashita, que está em Ponta Grossa para proferir palestra no encerramento do evento.
O professor palestrará sobre o tema “Redes de Relacionamento e Networking”. Também tema da entrevista que deu a publicação. Leia a matéria na íntegra.
Networking
O Congresso de Administração ADM 2009 encerra hoje seu ciclo de palestras trazendo ao auditório do Cine Teatro Ópera, às 20h, o consultor líder da Miyashita Consulting, Marcelo Miyashita. Ele abordará as redes nos negócios pelo viés do Marketing de Relacionamento, explicando como sua aplicação pode melhorar o desempenho das organizações, dirigindo seus investimentos e tratando o cliente, verdadeiramente, como base e objetivo do negócio.
Marcelo Miyashita: “Qualquer profissional pode se tornar mais relevante para seus contatos estruturando sua rede de forma metodológica” |
Com uma metodologia rígida e passando ao largo do formato das palestras motivacionais, Miyashita trará uma linguagem mais acadêmica à platéia, mas nem por isso maçante, segundo ele. Seu foco será a discussão sobre como promessas prudentes, produtos e serviços esperados, criam clientes satisfeitos, capazes de gerar reconhecimento e reputação.
“A pergunta a ser feita a respeito das redes de relacionamento é: como eu posso ajudar meus contatos? E não: como eu posso tirar proveito deles?”, exemplificou o consultor, em entrevista no hotel onde se hospeda em Ponta Grossa. Ele cita como é fácil encontrar pessoas que sabem organizar suas redes familiares e de amigos, mas não se preocupam em ter a mesma mentalidade em relação aos negócios.
O networking, termo que designa essas redes, deve ser construído de forma criteriosa, segundo Miyashita. “Precisamos estruturar nossos contatos, passando a nos relacionar efetivamente com cada pessoa que conhecemos. Parece incrível, mas conhecemos muito mais gente do que podemos lembrar. Se administrarmos bem todos estes contatos os resultados serão surpreendentes”, garante.
O alinhamento dos contatos em redes sociais fica claro na internet, através do Orkut, do Twitter e de outras ferramentas, mas o conceito é muito mais antigo. “Foi na década de 60 que, com a união do marketing com a sociologia, passou-se a dar mais valor à força do boca-a-boca na percepção de marcas. Mais recentemente, existem softwares específicos para visualização de redes de relacionamento, para que possamos enxergar as conexões entre pessoas”, diz. A palestra acontece no Cine-Teatro Ópera, a partir das 20 horas.
Os ingressos custam 140 reais (inteira) e 70 reais para estudantes, professores e associados da ACIPG e da Fiep.
Jornal da Manhã, Ponta Grossa/PR, ano 55, n. 17554, p. 8A |
Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.