“Invista em contatos”, matéria do Jornal de Negócios

  • agosto 27, 2009
  • Comentários desativados em “Invista em contatos”, matéria do Jornal de Negócios

Jornal de Negócios é uma publicação do Sebrae-SP, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, unidade São Paulo. Na edição de Agosto 2009, o jornal com tiragem de 60 mil exemplares traz matéria sobre o tema networking com a participação e comentários do prof.Marcelo Miyashita.

O consultor líder da Miyashita Consulting fez questão de enfatizar o que ele denomina como “networking do bem “. “Dentro da rede, é preciso mostrar sua relevância. Aproximar as pessoas e gerar negócios para elas. Naturalmente, o retorno vem para você também”, diz Miyashita.

Leia a matéria na íntegra.


Marcelo Miyashita, palestrante de networking, palestrante de marketing pessoal
Prof. Marcelo Miyashita

Aposte no primeiro contato
Uma dica importante é estar sempre pronto para iniciar um novo contato e agregar novos nomes à sua rede. Veja como:

• Esteja sempre bem vestido: respeite os padrões do ambiente social e de seu negócio.
• Leve seus cartões de visita: um cartão é a melhor maneira de abrir espaço para um segundo contato. As pessoas precisarão encontrá-lo de alguma forma.
• Não fale mal de outras pessoas para ficar bem ou quebrar o gelo.
• Não tente ser o que você não é: seja simples. Não minta, pois depois você não conseguirá manter a mentira.
• Caso tenha que fazer uma apresentação ou defender um projeto, prepare-se antes: esse tipo de evento é uma excelente chance de causar uma primeira boa impressão.

Networking

Invista em contatos

Luciane Crippa

Praticar networking é tão importante para o empreendedor quanto atrair novos clientes ou fechar negócios mais lucrativos. Isso acontece porque uma rede de relacionamentos gera novas oportunidades e novos conhecimentos. “Essenciais para tomar decisões acertadas”, destaca Marcelo Miyashita, consultor e professor de Marketing.

Construir uma rede de relacionamentos, no entanto, não é sair por aí distribuindo cartões e participando de eventos sociais, para depois pedir favores a seus contatos. Ela deve ser pautada no interesse real pelas pessoas: oferecer ajuda e, se for necessário, depois buscá-la.

“Dentro da rede, é preciso mostrar sua relevância. Aproximar as pessoas e gerar negócios para elas. Naturalmente, o retorno vem para você também”, diz Miyashita.

O próprio professor pôde comprovar isso na prática. Há alguns anos, ele criou a Rede do Bem, que congrega seus alunos e ex-alunos. Essas pessoas trocam informações sobre vagas de empregos e oportunidades de negócios e carreira. Miyashita centraliza as informações e, quinzenalmente, as envia juntamente com artigos sobre marketing, relacionamento e outros temas relevantes a esse público.

Em junho deste ano, a Rede ultrapassou a marca de quatro mil alunos, muitos dos quais em novos postos de trabalho ou se tornando palestrantes, exemplos de oportunidades que circulam entre os integrantes. “No final de julho, dei uma palestra de marketing em Rondonópolis, no Mato Grosso, via indicação da Rede do Bem”, comenta o consultor.

Uma forma de ganhar relevância entre os seus contatos é estar “por dentro” do que acontece no seu meio, e se tornar uma espécie de referência no seu segmento. “Instituições como Sebrae, Associação Comercial e Rotary Club são ótimas alternativas de fazer contatos e se apresentar a seus pares”, indica Miyashita.

Uma questão crucial ao dono da pequena empresa é a falta de recursos, de dinheiro, tempo ou de pessoal. “O empresário não pode usar isso como desculpa para não praticar networking”, explica.

 

Jornal de Negócios, ano XVII, n. 187, Agosto 2009, p. 12

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.

Back to top