Cara a cara. Habilidade pessoal do empreendedor de comunicar-se

  • março 18, 2013
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A revista Conexão é a publicação do Sebrae SPServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado de São Paulo. Na edição de Março/Abril a revista pauta o tema Comunicação.

Uma das matérias contou com a colaboração do prof. Marcelo Miyashita, que discorreu sobre a conexão entre pessoas “…se dá pela empatia, e isso é uma habilidade social muito importante para o dono de uma pequena empresa. Como tem menos margem para dar descontos e possibilidade de oferecer altos salários para os funcionários, ele precisa saber conquistar gente”.

Leia abaixo a matéria na íntegra.


Cara a cara. Habilidade pessoal do empreendedor de comunicar-se pode ajudar (ou não) os negócios.
Cara a cara. Habilidade pessoal do empreendedor de comunicar-se pode ajudar (ou não) os negócios.Por André Zara

Todo negócio tem a cara do seu dono, até mesmo na forma como ele se comunica. O empreendedor estabelece o diálogo com clientes e fornecedores, dá o tom que será reproduzido pelos seus funcionários, de uma maneira que pode ser benéfica ou atrapalhar os negócios. Por isso, é preciso entender a importância que a habilidade de se comunicar bem tem no cotidiano dos empresários.

“Uma comunicação pessoal ruim prejudica as pessoas e seus negócios, pois, se elas não se expressam de forma clara, não conseguem ser entendidas”, afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP. Segundo ele, é comum identificar, nos atendimentos que realiza, empreendedores que têm dificuldade para se comunicar. “E isso se reflete na forma de gestão dele, porque se não consegue ordenar os pensamentos essa dificuldade se transfere para sua administração.”

E não é apenas a falta da habilidade de se expressar bem oralmente que pode prejudicar, pois a comunicação tem muitas facetas. “O corpo fala antes que qualquer palavra seja trocada, o que quer dizer que uma postura curvada ou roupas amassadas, por exemplo, não transmitem confiança”, explica Messias.

O consultor líder de marketing da Miyashita Consulting, Marcelo Miyashita, concorda. “No ambiente de negócios, as pessoas têm pouco tempo para formar uma percepção sobre você, o que torna a primeira impressão muito importante.” E isso quer dizer que seu produto ou serviço podem ser ótimos, mas se você não se apresentar de forma correta, ninguém vai saber. Por isso, o objetivo de qualquer empreendedor deve ser criar empatia com o interlocutor. “A conexão entre pessoas se dá pela empatia, e isso é uma habilidade social muito importante para o dono de uma pequena empresa. Como tem menos margem para dar descontos e possibilidade de oferecer altos salários para os funcionários, ele precisa saber conquistar gente.”

Infelizmente, desenvolver essa capacidade social é o grande desafio para a maioria dos empresários, segundo o especialista. E se você não a tiver naturalmente, precisa trabalhar nela para não parecer forçado ou até mecânico ao se relacionar. “Todo empreendedor de sucesso é ótimo em desenvolver relacionamentos”, completa Miyashita.

O primeiro passo nesse sentido é conhecer bem sua empresa e o que ela oferece, dando assim mais segurança ao seu discurso. Além disso, com cada pessoa que você interage é preciso fazer uma adaptação de estilo. Para o Reinaldo Polito, professor de oratória e palestrante, essa dosagem é complexa. “Excesso de intimidade e de brincadeiras pode até produzir momentos de relaxamento e descontração, mas é uma atitude que também pode prejudicar o resultado dos negócios. Por outro lado, o comportamento duro, inflexível, pesado pode ser ainda pior”, comenta.

Mesmo assim, embora haja essa diversidade toda, sempre será possível encontrar pontos comuns entre as pessoas. “Aquele que souber falar considerando essas diferenças poderá estabelecer boa sintonia com os ouvintes e conquistar melhores resultados”, conclui Polito.

Como em todo processo de comunicação bem-sucedido, é preciso, além de falar, saber ouvir. “Hoje, o cliente fala mais e isso é bom, pois assim podemos saber quais são suas necessidades e entregar melhores produtos e serviços. E como a maioria das empresas oferece coisas parecidas, o que as diferencia é o atendimento”, afirma Wlamir Bello, consultor de marketing e estratégia empresarial do Sebrae-SP.

Os empreendedores também precisam ficar atentos para sua comunicação por meios eletrônicos. “A maioria das pessoas utiliza a ferramenta de forma errada, como se não houvesse alguém do outro lado. Os mesmos bons princípios e atitudes aplicam-se para o ambiente virtual também”, explica Bello. Por isso, é preciso estar atento ao uso da linguagem, sendo necessário falar corretamente o português, evitando abreviações típicas usadas nas redes sociais. “Esses deslizes podem prejudicar a imagem profissional da sua empresa, que é a coisa que você deve mais prezar.”

O empresário João Carlos Nogueira Guirau sabe da importância de boa comunicação pessoal desde que fundou a Blocktime, empresa prestadora de serviços de tecnologia da informação, em 1989. “A comunicação é fundamental para conquistar clientes e todos na organização precisam saber se comunicar bem, para que o cliente nos enxergue de forma clara e profissional”, diz.

Para garantir isso, todos os funcionários contratados pela empresa, que lidam diretamente com os fregueses, passam por um treinamento de oito horas, sendo que as primeiras quatro são exclusivamente sobre comportamento, enfocando nas formas corretas de falar, na postura, na vestimenta e na maneira de atender o cliente. “Além disso, avaliamos os colaboradores mensalmente, o que nos permitiu detectar que muitos deles tinham problemas com o português e nos fez implantar um grupo de estudo para melhorar o nível”, conta Guirau.

Hoje, a empresa tem 15 funcionários e colhe os frutos do trabalho. O maior deles, segundo o empresário, é que a grande parte dos novos clientes chega por indicação dos antigos. “Por isso, a capacidade de toda a equipe de comunicar-se é primordial para o crescimento do nosso negócio.”

Revista Conexão. Ano VI, n. 35, Março/Abril 2013, p. 18 e 19

 

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.