Conhece pessoas assim? Aquela pessoa que, apesar de trabalhar bem e ter boas habilidades técnicas, não é tão reconhecida pelos colegas de área ou de profissão? Ou aquela pessoa da área comercial que, apesar de realizar boas vendas e prestar um bom atendimento, é não é tão lembrada e indicada pelos próprios clientes?
Por outro lado, algumas pessoas conseguem, sim, serem reconhecidas, comentadas e indicadas pelos seus colegas e clientes próximos. E como elas conseguem?
Veja essa galeria da série #umaaulaemumpost no Instagram do prof. Marcelo Miyashita. Uma série de conceitos, princípios e técnicas de marketing.
O fato é que o trabalho por si só não gera a amplitude de referências e oportunidades que se espera. O que é completamente injusto. O trabalho deveria automaticamente levantar uma carreira e levá-la para novas promoções e metas.
Porém, quando há muitos bons profissionais atuando, a diferença de resultados tende a ser próxima. E aí quem realmente se destaca e se torna mais lembrável?
São aquelas pessoas que perceberam que há na realidade dois trabalhos a serem cumpridos e disciplinarmente executados e que formam a vida profissional. Primeiro, claro, o próprio trabalho, cumprindo com eficiência e eficácia, lógico.
E, segundo, assumir como trabalho conhecer, ajudar, explicar, ensinar, contribuir e aconselhar colegas, e também, colegas de outros círculos profissionais e sociais. Esse trabalho é uma atividade extra de disseminação e socialização.
Essa atividade extra tem nome: chama-se networking. E exige habilidades sociais, colaborativas, coletivas e associativas. E como habilidade pode ser aprendida e exercitada. Com método, técnica e orientação.
Saiba mais sobre esse assunto no Curso de Networking e Marketing Pessoal.
Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.