O novo perfil do atendimento publicitário: atendimento planejador de comunicação

O atendimento competitivo é planejador, líder e um bom administrador de network

O profissional de atendimento nas agências de comunicação é a ‘ponta do iceberg’ para o mercado. É a parte visível e acessível, à parte que entra em contato, que liga, que tenta gerar uma reunião, uma apresentação às empresas das particularidades da agência. O atendimento é que faz a ponte agência-cliente. Sem ele não há ligação e não há negócios.

Ele é um vendedor – junto com seu departamento, o atendimento ‘vende’ os serviços da Agência – é um gerador de negócios, o responsável em causar a melhor impressão junto às empresas prospects, captalizando seus investimentos em comunicação – o ‘abridor’ de jobs e ‘fechador’ de negócios. Como todo vendedor no melhor estilo BtoB (Business to Business), algumas características são importantíssimas para esse profissional:

*Rede de contatos: para quem trabalha com relacionamento comerciais o ‘network’ é seu maior patrimônio. Fazer e estabelecer ligações com pessoas e empresas dos mais diversos segmentos, garantem ao atendimento uma rede de contatos e indicações. Não podemos esquecer que, como em toda venda, confiança e credibilidade são palavras chaves. Por isso conhecer e ser conhecido valoriza a atuação do atendimento.

*Conhecimento do próprio negócio e dos vários negócios dos clientes: o atendimento é a agência junto ao Cliente, por essa razão ele deve conhecer muito bem a agência que representa, todas as funções e atividades. Afinal, como um vendedor pode vender o que não sabe? Portanto é necessário conhecer tudo sobre os principais produtos da agência: Planejamento de Comunicação, Criação/Produção, Mídia e Pesquisa. Só assim o atendimento conseguirá ‘vender’ com assertividade e o cliente conseguirá comprar com segurança. Da mesma forma que confiança e credibilidade são palavras chaves para o atendimento, a segurança é palavra de ordem para o cliente. O bom Atendimento é aquele que conhece o próprio negócio e principalmente, o negócio do cliente. Conhecer o seu mercado, entender os movimentos de marketing e as características de cada segmento, garantem ao atendimento ‘falar na mesma língua’ do cliente, compreender suas necessidades e principalmente, ‘brifar’ corretamente a agência. Isso porque também há o outro lado da moeda, dentro da agência o atendimento é o representante do cliente. Só ele visitou, sentiu e percebeu a empresa, portanto ele é o profissional mais indicado para participar de todas as etapas dos processos da agência como orientador e coordenador das ações.

*Planejamento de Comunicação: o profissional de atendimento, pelo seu envolvimento com todas as áreas da agência e pelo contato com o cliente, é a pessoa mais adequada para também exercer a atividade de planejador. Em várias agências o atendimento já exerce esta função, ele é o gerente da conta. Daí surge o conceito moderno: o atendimento planejador – o profissional capaz de prospectar novos negócios, atender seus clientes, entender suas reais necessidades, transmitir com clareza e organização essas informações para a agência e ainda conseguir planejar e propor as melhores soluções em comunicação que venham atender os objetivos e metas das empresas anunciantes. Porém ser um atendimento planejador eficiente exige do profissional o domínio estratégico de todas as ferramentas de comunicação e marketing existentes. Como a cada dia surgem novas soluções e técnicas, este profissional necessita reaprender e atualizar seus conhecimentos constantemente para ser competitivo comercialmente junto ao mercado.

*Liderança: Com já foi dito, o atendimento é o representante do cliente dentro da agência. Por ser o responsável pela ‘conta’ ele tem livre acesso a todos departamentos. Ele ‘personifica’ o cliente para seus colegas de agência. Essa situação, aliada a atuação de Planejador, gabarita o profissional a ser também um líder dentro do processo – um comandante que orienta as ações de cada um e apresenta a todos a direção que o barco está tomando. top domains Não adianta apenas levar informações para a agência, o atendimento é um motivador, um líder que deve conseguir o melhor desempenho de seus colegas para atingir o fim maior: negócios.

Essas são algumas características do atendimento competitivo: planejador, líder e um bom gerenciador de network. O que fazer para atingir essas vantagens? O mesmo que ele, todos os dias: estudar, reaprender, atualizar seus conhecimentos e fundamentalmente, buscar e fechar negócios. Ser pró-ativo.

O atendimento por ser um gerador de negócios é sempre um profissional procurado pelas agências. As agências necessitam de pessoas para gerar negócios, portanto é uma área de grande procura e normalmente é utilizada por muitos alunos como porta de entrada para o mundo das agências. Porém algumas qualidades devem ser desenvolvidas e estar em evidência no estudante de comunicação a procura de sua oportunidade: conhecimento técnico, postura comunicativa e habilidade em vendas.

 

Escrito por : Marcelo Miyashita

Consultor líder da MIYASHITA CONSULTING. É professor de marketing em cursos de MBA e pós-graduação. Leciona na Cásper Líbero, FIA Fundação Instituto de Administração, FGV-EAESP GVpec e Madia Marketing School.

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