“Aprenda a vender o seu peixe”, matéria da revista Máxima

  • março 09, 2012
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A revista Máxima, publicação da Editora Abril, trata de beleza, moda, comportamento, dieta e saúde. E também traz dicas de carreira. Na edição de Março 2013, a revistra apresenta uma matéria autopromoção e marketing pessoal.

A matéria conta com opiniões do prof. Marcelo Miyashita. Leia a matéria na íntegra.


Aprenda a vender o seu peixe

Para conquistar as pessoas ao seu redor e se destacar em casa ou no trabalho é preciso fazer propaganda de si mesma. Veja o que funciona na hora da autopromoção.
Por Katia Cardoso

Você já deve ter ouvido o ditado popular “a propaganda é a alma do negócio”. Pois bem, esse princípio não vale só para a vida profissional, mas também para a pessoal. “Quem é competente naquilo que faz e sabe mostrar aos outros o que tem de melhor consegue maior receptividade e sucesso com a chefia, os colegas e os familiares”, afirma Martha Daud, professora de Psicologia (SP).

Assumir uma postura confiante diante de qualquer situação é mais uma maneira de se autopromover. Como conquistá-la? “Respeitando primeiro as suas crenças e princípios e, depois, os valores dos outros”, ensina Martha. Para vender o próprio peixe é necessário, sobretudo, aprender a se valorizar, ou seja, apontar as características que a destacam, mas também revelar os seus defeitos sem comprometer a sua imagem. Veja como ressaltar o seu potencial para se dar bem em tudo o que faz.

Seja autoconfiante

Mas sem exageros, para não demonstrar arrogância. Quem tem segurança e objetividade consegue atuar com mais disciplina e afinco, além de assumir mais riscos e tomar iniciativas. “No campo profissional, principalmente, é preciso acreditar em si mesma, mas não a ponto de não enxergar nada à sua frente”, diz o consultor Marcelo Miyashita (SP).

Evolua

Um erro comum é acreditar que, para continuar crescendo no emprego, por exemplo, basta ser como sempre foi. Na verdade, isso significa regredir. “Uma carreira envolve progressões e desafios. Se a profissional não estudar e evoluir continuamente ela corre o risco de perder tudo o que conquistou”, alerta Marcelo. Para convencer o cheque que você é uma excelente funcionária, mostre que domina o assunto e que, portanto, a sua especialização faz a diferença. Em casa, demonstre ao parceiro que você investe no relacionamento e que, por isso, a cumplicidade de vocês se torna cada dia mais sólida. Mostre a ele que, juntos, vocês são capazes de construir uma família feliz.

Mantenha boas relações

Se você respeitar os outros sendo sempre você mesma, seu marketing pessoal tem muitas chances de dar resultados positivos. A dica é ser uma pessoa do bem e manter boas relações. “Assim, no trabalho o seu chefe falará positivamente de sua atuação; nas relações pessoais, parentes e amigos vão defender seu caráter e atitudes”, ensina Marcelo Miyashita.

Saiba ouvir

Um bom ouvinte é aquele que está aberto e, sobretudo, interessado no que os outros têm a dizer. Essa postura contribui para uma contínua troca de conhecimentos e para criar relações mais verdadeiras, o que acaba fortalecendo o seu marketing pessoal.

 

Revele seu potencial

Mostre a sua capacidade com ética. Em outras palavras, nunca exagere ao falar de si mesma, parecendo que quer se destacar sobre as outras pessoas. “É muito tênue a linha que separa a boa ação da aversão”, diz Miyashita. Na verdade, você deve falar sobre si mesma de forma desinteressada – e no momento certo. Ao valorizar as suas habilidades em excesso, você acaba perdendo a credibilidade.

Revista Máxima, ISSN 2177-3718, ano 2, n. 10, edição 22, Março 2012, p. 60 e 61

Escrito por : Miyashita Consulting

Nosso negócio é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento, aplicado em projetos e treinamentos.