Miyashita Consulting

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    O negócio da Miyashita Consulting é promover e disseminar a prática de marketing pelo caminho da transmissão de conhecimento. Nós desenvolvemos, assimilamos e ensinamos técnicas, ferramentas e conteúdo para, junto com as empresas e seus profissionais, chegarmos a soluções mercadológicas.

    Acreditamos que, como especialistas, nossa maior contribuição está no desenvolvimento profissional de nossos clientes. Para então apoiarmos, questionarmos e sugerirmos programas e projetos de marketing.

    Nosso posicionamento é PRATICAMOS, APRENDEMOS E ENSINAMOS MARKETING. Seguem abaixo nossos serviços, o que fazemos, e, em seguida, o que não fazemos.

     

     

    O que fazemos
    Atuamos em duas frentes, somente. Prestamos serviços com objetivo de apoiar dirigentes e gestores no seu processo de planejamento e tomada de decisão no que diz respeito ao marketing. Para isso, fornecemos os serviços de:

    • Projetos e programas táticos
    • Apresentações de planos e cases

     

    E disseminamos o pensamento e prática de marketing por toda organização, apoiando profissionais dispostos a compreender o marketing e praticá-lo dentro de suas áreas. Com esse fim, ofertamos os seguintes serviços:

    • Palestras de sensibilização
    • Treinamentos de capacitação
    • Cursos abertos

     

    O que não fazemos
    Nosso enfoque é o marketing, do ponto-de-vista tático. Não prestamos serviços fora desse “core business”. Não realizamos planejamento estratégico de empresas (somente o plano de marketing) e nem atuamos em outras áreas (financeira, contábil, recursos humanos, gestão de processos, qualidade etc). Claro que projetos e programas de marketing demandam conhecimentos em diversas áreas do negócio, mas, quando trabalhamos nesses casos, ainda é respeitando nosso enfoque principal. Somos especialistas em marketing e nossa maior competitividade advém desse posicionamento.

    Não prestamos serviços tradicionais de consultoria, como serviços baseados em longos contratos com pagamentos de fee, e nem somos terceirizadores de serviços operacionais de marketing. Não colocamos nossos consultores para realizar trabalhos operacionais da gestão de marketing, como funcionários terceirizados. Não competimos, nem substituímos analistas e gestores da empresa. Pelo contrário, apoiamos sua formação e desenvolvimento por meio dos nossos serviços. Entendemos que ninguém melhor que os próprios funcionários da organização para propor, implementar e acompanhar projetos de marketing. Nesse sentido, nós oferecemos o conhecimento para apoiar o desenvolvimento intelectual de marketing.

    Por todas essas razões, não somos especializados em mercados e segmentos específicos. Nosso enfoque não está na prática operacional e conhecimento de um setor da economia. Nosso enfoque está no marketing e seus programas táticos.

  • Marcelo Miyashita
    Prof. Marcelo Miyashita

    Visualizar perfil de Marcelo Miyashita no LinkedIn

    É CONSULTOR LÍDER da Miyashita Consulting. Empresa que empreendeu em 1998 e reúne diversos projetos de marketing implementados.

    Em 2006 recebeu o Prêmio Marketing Best pelo projeto desenvolvido para o cliente Check Express Group. Esse mesmo projeto recebeu o prêmio Top de Marketing 2007 da ADVB. E em 2007, outro projeto também ganhou o Marketing Best do ano.

    Em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, o prof. Marcelo Miyashita recebeu o título de Marketing Expert – concedido pelas principais organizações que promovem o marketing no país: Editora Referência (Jornal Prop&Mkt), MadiaMundoMarketing e FGV-EAESP.

    Em 2015 entrou para o HALL DA FAMA da Academia Brasileira de Marketing.

    É PROFESSOR de marketing em cursos de MBA, pós-graduação e executivos. Leciona atualmente na Faculdade Cásper Líbero, FIA Fundação Instituto de Administração, FGV-EAESP GVpec, Faculdade Damásio e Madia Marketing School. É um dos principais palestrantes do país sobre o tema Marketing de Relacionamento, com participações em congressos, convenções e eventos corporativos e acadêmicos.

    É PALESTRANTE nas áreas de marketing, serviços, relacionamento, atendimento, cliente, networking e vendas. É um dos principais palestrantes do Brasil no segmento de conteúdo técnico de marketing. Já palestrou na maioria dos estados do país. Como palestrante atua desde 2002 e suas palestras em eventos corporativos foram assistidos por mais de meio milhão de pessoas.

    É COLUNISTA contratado da Volkswagen do Brasil e desde 2013 escreve artigos de relacionamento e vendas para o portal Território de Vendas VW, que reúne todos os vendedores e gerentes de vendas de todas as concessionárias VW do país. É colaborador nos portais Administradores e Mundodomarketing. E têm seus textos e artigos publicados em diversos sites, revistas, jornais e publicações dirigidas. Foi colunista nas revistas “Seu Sucesso” e “Gestão e Negócios”. Foi colaborador na rádio BandNews FM em São Paulo, pelo programa Comercial & Cia, em que apresentava um boletim semanal sobre marketing. Como referência no assunto, é personagem e fonte em diversas matérias publicadas na imprensa.

    É pós-graduado pela ESPM e publicitário pela Cásper Líbero. Foi mestrando em Administração pela PUC-SP, com pesquisa sobre Marketing de Relacionamento.

    Como professor, leciona há 19 anos e acumula mais de 8,5 mil ex-alunos (até 2016) na carreira, em cursos acadêmicos e treinamentos empresariais. Em cursos acadêmicos já lecionou e aplicou às seguintes disciplinas:

    CÁSPER LÍBERO – Atual professor da disciplina “Marketing de Serviços, Empreendedorismo e Inovação” e da disciplina “Marketing e Comunicação Persuasiva” no curso de pós-graduação lato sensu onde leciona desde 2005. Foi professor também na disciplina “Gestão de Negócios e Empreendedorismo” no curso de graduação em Publicidade e Propaganda entre 2013 a 2015. Neste mesmo curso foi professor das disciplinas “Mercadologia II” e “Planejamento e Atendimento” entre 2002 e 2006.

    FIA-USP – Atual professor de “Marketing de Relacionamento: B2B e B2C”, “Marketing de Serviços” e “Casos de Marketing Estratégico” no MBA Gestão de Negócios; “Avaliando propostas de relacionamento” na Pós-Graduação em Controladoria de Marketing; “Administração de Serviços” na Pós-graduação em Engenharia de Marketing. Foi professor de “Pós-venda” no Curso de Educação Profissional da Diretoria de Vendas e Marketing da Volkswagen (curso incompany). A FIA Fundação Instituto de Administração é considerada a melhor escola de negócios do Brasil onde leciona desde 2010.

    FGV-EAESP – Atual professor do módulo “Marketing de Relacionamento” no curso de Marketing de Serviços do GVpec em São Paulo onde leciona desde 2007. Já lecionou no MBA incompany na Renner, em Porto Alegre/RS; e no MBA do Programa de Aperfeiçoamento Profissional Microsoft, em São Paulo.

    Madia Marketing School – Atual professor do módulo “Post-Place” no curso MBA Marketing onde leciona desde 2008. Considerado um dos melhores MBAs de Marketing do mercado. Foi professor também no curso Marketing Pleno de 2006 a 2007.

    DAMÁSIO – Atual professor no módulo de Marketing do MBA Internacional em Gestão Executiva da Faculdade Damásio (2016), responsável pelo tema “Gestão de Relacionamento com Clientes – CRM”.

    PUC-SP Cogeae – Foi professor das disciplinas no MBA Executivo – Gestão de Negócios em Vendas: “Gestão de Relacionamento e Pós-Venda”; e “Gestão de Negócios de Serviços” de 2008 e 2009. E ainda faz parte do programa.

    IBModa – Foi professor da disciplina “Criatividade e Inovação” no curso MBA em Negócios da Moda na unidade em Blumenau/SC de 2006 a 2009.

    Trevisan – Foi professor da disciplina “Inovação e Criatividade” no MBA Executivo Trevisan; “Plano de Marketing” e “Gestão de Produtos” no curso de graduação em Marketing; “Gestão Empresarial I” no curso de graduação em Relações Internacionais onde lecionou de 2005 a 2007.

    USCS (IMES) – Foi professor das disciplinas: “Gestão de Marketing” no curso de MBA Empresarial; e “Empreendedorismo e Estruturação de Negócios” no curso de MBA Pleno em 2007.

    Unip – Foi professor das disciplinas “Marketing de Serviços”, “Comunicação de Marketing” e “Sistemas de Informação de Marketing” no curso de pós-graduação em Administração Avançada de Marketing, no campus Vergueiro em São Paulo de 2004 a 2007.

    Lecionou também nas escolas: Unisa Business School, Fitness Management School, Uniban e Cesur/MT. E palestrou em outras instituições de ensino como USP, Mackenzie, Metodista, São Camilo e UNIT/SE.

  • A consultoria atua desde 1998 prestando serviços de geração de conhecimento em marketing. Tem como consultor líder o prof. Marcelo Miyashita, responsável pela direção da consultoria.

    A Miyashita Consulting atua no formato de consultores associados, como boa parte do mercado. Possui consultores especializados em cada área específica do marketing. E, constantemente, atualiza e capacita seu time.

    Também mantemos um grupo de professores que colaboram na aplicação de cursos abertos e treinamentos. Aqui, tão importante quanto o conhecimento, é a capacidade didática e metodológica para transmitir o conteúdo técnico de forma assimilável e facilmente compreensível. Essa é uma das principais competências do nosso consultor líder e, por isso, temos muito cuidado na orientação e treinamento dos nossos próprios professores.

     

  • As estratégias de marketing podem ser divididas em dois grandes grupos: as estratégias de marketing tradicional ou de massa, na qual o uso tático da propaganda e promoção se sobressai para atingir clientes e prospects; e as estratégias de marketing dirigido compostas por táticas direcionadas e customizadas de comunicação e vendas para clientes específicos e stakeholders (influenciadores) importantes.

    Marketing Dirigido
    Entendemos que as abordagens massivas e generalizadas do marketing tradicional perdem força quando praticadas por muitos concorrentes em mercados saturados. Tanto o consumidor final quanto os parceiros de negócios – fornecedores e intermediários – tendem a valorizar contatos e relações mais pertinentes e relevantes, mais específicas e próximas.

    miyashita.com.br sec13_5Essa prática estratégia que enxerga clientes não como uma massa única, mas como pessoas advindas de grupos específicos e segmentados que podem receber ações táticas dirigidas chamamos de estratégia de marketing dirigido. Esse pensamento provoca uma mudança na fórmula tradicional de marketing, baseada em contatos massivos para a média do público com abordagens comerciais explícitas e repetitivas que não focalizam as relações entre clientes, parceiros de negócios e stakeholders.

    No marketing dirigido é importante conhecer os detalhes do negócio para compreender como os clientes podem ser segmentados e quais são as importâncias que outros públicos podem ter para o sucesso no mercado. Identificado cada público, são desenvolvidas ações táticas específicas que englobam comunicação, relacionamento e vendas.

    Marketing de Relacionamento
    miyashita.com.br sec13_6O conjunto de ações táticas dirigidas é o que chamamos de marketing de relacionamento, que, quando planejadas de forma estruturada e organizada, para públicos Marketing de Relacionamentodefinidos e com metas claras, são tituladas de “programa de marketing de relacionamento”.

    Um programa é composto por um conjunto de ações táticas com benefícios, comunicações e atividades presenciais dirigidas para um segmento específico de cliente ou stakeholder. Portanto, cada cluster – como chamamos – recebe uma política de relacionamento conforme sua importância para a construção do valor agregado do negócio.

    Perfil, Processos, Procedimentos e Pessoas
    Claro que não basta somente ativar programas, é necessário planejar, controlar e direcionar uma política interna de qualidade nas pessoas da organização, principalmente para as pessoas da linha de frente, que representam o negócio e atendem cada cluster da organização.
    miyashita.com.br sec13_4Neste ponto, pode ser necessária uma revisão das políticas gerenciais e estratégicas da companhia, para que haja valorização da qualidade de produtos e prestação de serviços. No marketing tradicional, há muita importância nas promessas e na pressão, já no marketing dirigido, há uma preocupação natural com a entrega do que é prometido, pois a satisfação é condição única para a permissão de ações de marketing de relacionamento.

    Gestão estrutural da área de marketing
    Com a adoção da estratégia de marketing dirigido, aumentam as funções e responsabilidades da área de marketing, que precisa passar por uma estruturação gerencial e operacional. Na visão tradicional, o departamento de marketing pratica primordialmente as funções de gestão da comunicação e poucas funções analíticas e geradoras de propostas.

    miyashita.com.br sec13_1

    No marketing dirigido, ocorre o inverso. Como a organização deixa de praticar uma única proposta de mercado para agir com várias abordagens diferentes, customizadas, é necessária uma área de marketing mais atuante, estrategicamente e operacionalmente, mais geradora de estudos, análises e propostas. E ainda com a responsabilidade de integrar outras áreas, muitas vezes separadas do marketing, como atendimento ao cliente, tecnologia da informação, processos e operações, e, claro, vendas.

    Para trabalhar nessa amplitude, o departamento de marketing precisa desenvolver, antes de tudo, novos processos de trabalho e organização, novas formas e práticas gerenciais, além de uma nova atitude dos gestores na formação e capacitação de sua equipe.

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