Artigos

Se todo mundo é VIP, ninguém é

Valorize clientes leais, eles estão na carteira, mas podem sumir Outro dia, ouvi o seguinte relato do ex-aluno Luís Henrique de Mendonça Paulo: ‘Entrei pela primeira vez numa loja de roupas no shopping e fiz a compra. No final, recebi um cartão de Cliente VIP (Very Important Person, ou, Pessoa Muito Importante, em português). Estranhei […]

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Como estruturar o departamento de marketing

Organize seus profissionais para o cumprimento das funções básicas do departamento Já escrevi, em artigos anteriores, sobre a importância da prática da visão de marketing estratégico. Fiz uma crítica às companhias que mantém departamentos de marketing com funções apenas operacionais e recomendei a mudança desta postura, onde é preciso compreender a importância do marketing como propositor […]

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Benefícios de valor no lugar de descontos

Descontos são bons para fechar a venda, mas têm seu preço É evidente que o desafio de qualquer organização comercial é buscar lucro. Porém, não é só o lucro que devemos buscar – temos que ser competitivos no mercado – afinal, de que adianta vender com lucro se a margem e as condições da venda […]

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Clima organizacional

O clima é reflexo das atitudes do gestor nas relações com os outros Há um ponto comum entre as várias definições de liderança: a de que o líder é um formador de times, ou seja, de pessoas e das boas relações entre elas. A questão é que, no ambiente corporativo, as relações não são causas, […]

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Não fique refém do varejo

Mais do que fabricar, é preciso diversificar a comercialização Antigamente era normal ouvirmos a famosa frase: “À venda nas melhores casas do ramo”. Isso indicava que o produto tinha qualidade, prestígio e estava facilmente disponível ao consumidor interessado em adquiri-lo. Estar nas melhores lojas era, por isso, garantia também sucesso de vendas. Sem dúvida, era […]

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O segredo para cobrar certo

É preciso tirar o máximo de eficiência na relação preço x demanda Mesmo que uma organização comercial não tenha uma área de marketing ou que seus gestores não pratiquem as ferramentas mercadológicas, pelo menos uma das táticas é aplicada: a precificação, o clássico ‘P’ de preço dentro da matriz do composto de marketing dos 4Ps […]

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Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?

De nada adianta registrar dados sobre clientes se esses não forem utilizados para as estratégias do negócio Volta e meia ao fazermos compras passamos por uma situação interessante na hora de pagarmos. No geral, há sempre a solicitação do fornecimento de dados para cadastro. E não é para a liberação de crédito. É, como alguns […]

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Gestão em alta performance

Cuidado com práticas do tipo “comando-controle”. Há outra forma de gerenciar equipes e obter melhores resultados A competitividade, a necessidade por eficiência ou mesmo por mera sobrevivência têm aumentado a importância da boa gestão das equipes de trabalho. Não basta somente administrar com visão de mercado, é preciso estabelecer constantes diferenciações e vantagens competitivas como […]

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Dê atenção a quem não comprou

Descubra os motivos dos insucessos e faça sua lição de casa. Os erros podem estar antes das vendas Toda organização busca a geração de negócios. A questão é que negócios não são feitos só de vendas, e ofertas não se constroem somente com base em bons preços. Mas a situação, infelizmente comum, é que muitas […]

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Marketing na Ponta do Lápis

Faça as contas ao investir em marketing, decisões certas poderão trazer lucro e mercado. Decisões erradas, dinheiro jogado fora Em um artigo anterior “Ponto de Virada. Investir em marketing é exigência para crescer”, tratei da necessidade da aplicação correta, planejada e ponderada de ações de marketing e vendas. Argumentei que o domínio deste conhecimento pode […]

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