Artigos

Muito além do “básico bem feito”.

Os caminhos no marketing de serviços para os profissionais de Odontologia. Este artigo está no contexto do atendimento entre profissionais da odontologia* e seus clientes. Apesar do texto a seguir tratar dessa realidade, essa abordagem pode ser aplicada em muitas situações similares – em que o empreendedor precisa trabalhar melhor a prestação de serviços e […]

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Planejamento de carreira e estratégia pessoal. Ainda dá tempo.

Aplique os mesmos conceitos de planejamento na gestão pessoal da sua carreira. Também funciona. É interessante constatar que muitos profissionais, inclusive da área de marketing e vendas, aptos e com experiência em planejar estratégias para as companhias que representam, costumam não desenvolver – com a mesma atenção e cuidado – o seu próprio planejamento estratégico, […]

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Planeje sua campanha pessoal de incentivo de vendas.

Vendedores: aproveite o começo do ano para refletir e definir seus parâmetros e metas pessoais. Todo novo ano chega com várias expectativas e esperanças. Recheadas de intenções, sonhos, desejos e vontades. É uma energia boa, um sentimento revigorante, e uma força que deve ser melhor aproveitada. E as primeiras semanas de trabalho em Janeiro, enquanto […]

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Networking. Uma atividade extra no dia a dia de cada um.

Creio que está claro que vivemos numa realidade de mercado de trabalho muito diferente da dos nossos pais. A realidade hoje é pautada pela incerteza, instabilidade e insegurança de posições em que o status quo muda e se alterna constantemente. Independentemente do desempenho da economia, muitas companhias têm na competitividade não mais o seu diferencial, […]

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Treine seus atendentes para solucionar problemas e imprevistos.

É na hora da verdade, quando problemas acontecem, que a equipe demonstra se realmente estava preparada e se verdadeiramente assimilou a importância do cliente. Outro dia estava almoçando em um restaurante, com ambiente agradável e garçons atenciosos. Tudo estava indo muito bem, até que houve um problema técnico: a impressora do caixa deixou de funcionar. […]

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Marketing de Serviços para a 3ª geração do Marketing de Relacionamento.

É preciso dar muito mais atenção à qualidade da prestação de serviços, seu marketing e sua gestão, pois a satisfação pode ser mantida com relacionamento, mas se define na entrega do que foi prometido. A prestação de serviços vem antes do relacionamento, conceitualmente. Primeiro é preciso atender e servir o cliente para, a partir disso, […]

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Como usar o contraste para conduzir a percepção do cliente.

Destrinchando uma das mais usadas técnicas de venda: o princípio do contraste perceptivo. “Contra fatos não há argumentos” é uma frase muito popular. E altamente questionável. Isso porque sobre os fatos existe o modo como os percebemos. Por exemplo: podemos ter um fato claro, o preço de um produto. Já interpretar se esse preço é […]

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Networking e as 3 palavras que potencializam seu sucesso.

Quanto mais conectado, mais acesso você terá a informação, novidade e oportunidade. Logo, mais chances de fazer negócios e acontecer. Todo mundo sabe que as relações profissionais são poderosas fontes de indicações e recomendações. E por isso potencializam nosso perfil profissional e a eficácia da nossa competência. Mas, por que isso acontece? Simples. Networking nos […]

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5 dicas para fazer um bom contato e melhorar seu networking.

Um dos momentos mais críticos na prática do relacionamento profissional é a abertura de um novo contato. Fazer contatos é um desafio e tanto. Envolve uma habilidade social que nem todos profissionais carregam consigo em plenitude – até porque esse desenvolvimento não está necessariamente ligado ao desenvolvimento das competências técnicas. A menos que a pessoa […]

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O cliente e seus nomes nas decisões de marketing.

Conheça as ações de marketing em cada fase do cliente no processo de planejamento, conquista, retenção e relacionamento. O cliente está presente em qualquer decisão de marketing. Tudo deve ser pensado para melhor atingí-lo, persuadí-lo, conquistá-lo e atendê-lo. Isso é fazer o mercado: construir uma estratégia de valor para o cliente, comunicar com eficiência, vender […]

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